Projetos Sociais

O apoio da Ascobom a projetos sociais realizados na região metropolitana de Belo Horizonte vem contribuindo substancialmente para a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens e adultos.

Programa Bombeiro Mirim

Preocupada com a formação cidadã de crianças, adolescentes e jovens, a ASCOBOM apóia o Programa Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros. O programa educa e conscientiza crianças durante os períodos livres, antes ou após as aulas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e evitar que elas se insiram no crime organizado. A ASCOBOM contribui com o fornecimento de uniformes completos e material escolar aos participantes do programa em Vespasiano. A idéia é que, futuramente, a associação contemple os outros batalhões do Estado que desenvolvem o projeto.

Criado em 1990, o Bombeiro Mirim utiliza a estrutura e os recursos humanos do Corpo de Bombeiros para dar aulas de inglês, xadrez, reforço escolar e esportes às crianças de 10 ou 11 anos, que estão na 4ª ou 5ª séries. Cada turma tem 40 alunos, que permanecem no programa durante três meses. Nesse período, são ministradas palestras sobre cidadania, higiene, ecologia, primeiros socorros, prevenção contra afogamentos e incêndios, acidentes domésticos e de trabalho. Ao terminar o curso, as crianças se tornam multiplicadoras das técnicas que aprenderam, levando esse saber para as escolas.

Para participar do Programa Bombeiro Mirim, a criança deve comparecer ao quartel no horário de expediente, acompanhada pelo pai ou responsável e munida de comprovante de aproveitamento escolar mínimo de 70% e atestado médico declarando que não há restrições para a prática de atividades físicas. O pai ou responsável deve levar seus documentos pessoais.

Restaurando Vidas

Com o objetivo de contribuir para o tratamento e reabilitação social de bombeiros, militares e civis dependentes do álcool e de outras drogas, a ASCOBOM apóia o Centro de Recuperação Restaurando Vidas, que atua há sete anos na recuperação física, psicológica e espiritual dessas pessoas. A iniciativa faz parte das ações da Diretoria de Assistência Social e Apoio Espiritual, que visa o apoio a todos os bombeiros e policiais militares, na ativa ou na reserva, associados ou não, na solução problemas familiares, profissionais, sociais e espirituais.

Como muitos internos não têm condições de arcar com o custo do tratamento, o apoio da ASCOBOM para manter o Centro é fundamental. São aceitas somente as pessoas que queiram participar do tratamento por livre e espontânea vontade. Durante todo o processo, há o acompanhamento psicológico dos internos. Também são realizadas dinâmicas e reuniões com os pais para tratar dos problemas de relacionamento familiar.

Outro aspecto essencial para recuperar os internos é mostrar a eles a existência do mundo espiritual. A rotina dos internos inclui refeições balanceadas e a prática de exercícios físicos, que auxiliam no processo de desintoxicação. Eles também participam da manutenção da infra-estrutura do local, fazendo pequenos consertos e reformas na infra-estrutura, plantando mudas e cuidando da horta e dos jardins.

Infra-estrutura
Com cerca de 10 mil metros quadrados, a sede do Restaurando Vidas tem condições ideais para a saúde e a tranqüilidade dos internos: muito verde e ar fresco, piscina, quadra de futebol de salão, quadra de peteca, jardins, horta, refeitório, sala de aula e alojamentos. A estrutura conta ainda com gabinetes de atendimento psicológico,  sala de vídeo, sala de informática e um ônibus. Futuramente, o centro abrigará também uma ala feminina. O Centro de Recuperação Restaurando Vidas fica localizado no município de Sarzedo, em frente à Lagoa da Petrobras, às margens da BR-040 (Rua Alameda das Acácias, 919, Quintas das Jangadas).